O restaurante Tamatebako, localizado no movimentado bairro de Shibuya em Tóquio, adotou uma política de preços que tem gerado debate. Inaugurado recentemente, o estabelecimento oferece um buffet de frutos do mar com preços variáveis, sendo mais caros para turistas estrangeiros do que para os residentes locais.
O Tamatebako, que opera no sistema de buffet livre, dispõe de cerca de 60 tipos diferentes de frutos do mar. A taxa fixa para desfrutar do buffet e bebidas varia não apenas de acordo com o dia e horário, mas também segundo a procedência do cliente. Por exemplo, um almoço durante a semana custa 5.478 ienes para residentes japoneses, enquanto os turistas estrangeiros pagam 6.578 ienes pelo mesmo serviço.
Política de preços
Os chamados “preços de entrada” refletem uma tentativa de balancear o aumento do custo de vida para os locais, que enfrentam preços inflacionados por ingredientes importados, e a capacidade de gasto dos turistas estrangeiros, favorecidos por uma taxa de câmbio vantajosa. Shogo Yonemitsu, proprietário do Tamatebako, explicou que a estrutura de preços visa apoiar tanto a população local quanto capitalizar o crescente número de visitantes internacionais.
Os preços para turistas estrangeiros são apresentados como o valor padrão, enquanto os residentes japoneses recebem um desconto. Importante ressaltar que o desconto é extensível não apenas a cidadãos japoneses, mas a todos os residentes do país, independente de nacionalidade.
Informações:
– Endereço: Tokyo-to, Shibuya-ku, Udagawacho 33-12 J+R Building Side R subsolo 1
– Horário de Funcionamento: das 11h30 às 22h30
Fonte: Sora News