07/07/2024 01:00

[bsa_pro_ad_space id=1]

Restaurantes no Japão adotam preços diferenciados para turistas estrangeiros

Os restaurantes em áreas turísticas do Japão estão adotando um sistema de preços diferenciados, cobrando mais dos turistas estrangeiros em comparação aos residentes locais. A estratégia visa aproveitar o grande fluxo de visitantes internacionais, especialmente com o iene fraco, sem afastar os clientes japoneses.

No Toyosu Senkyaku Banrai, um complexo gastronômico inaugurado em fevereiro perto do Mercado Toyosu, em Tóquio, essa prática já está em vigor. Os cerca de 50 restaurantes do local estão lotados de turistas, enquanto os trabalhadores e compradores locais são menos frequentes.

Os preços dos pratos nos restaurantes do complexo são consideravelmente altos. Por exemplo, uma tigela de ouriço-do-mar custa 10 mil ienes, mais caro que em bairros sofisticados como Ginza. Ma Yingming, um turista de Hong Kong, considerou os preços razoáveis. “Isso é muito barato”, disse ele enquanto desfrutava de uma refeição de 18 mil ienes com atum gordo e ovas de salmão.

Empresários do setor veem os turistas como uma oportunidade. Miki Watanabe, presidente da rede de restaurantes Watami, afirmou que os japoneses raramente compram espetos de lombo de 3.000 ienes, mas os turistas acham o preço acessível. A Watami está focada em abrir novos restaurantes em áreas com alta demanda turística. Em abril, as vendas da Watami para turistas estrangeiros aumentaram 76%, um recorde para a empresa.

Para equilibrar a demanda de turistas e residentes locais, alguns restaurantes estão implementando preços diferenciados. O Tamatebako, um buffet de frutos do mar em Shibuya, Tóquio, cobra 5.980 ienes para residentes e 6.980 ienes para turistas. Um turista de Hong Kong não se importou em pagar mais, mencionando que a mesma refeição em sua cidade natal custaria o dobro.

Shogo Yonemitsu, presidente da Trice, que administra o Tamatebako, justificou o sistema de preços. “Considerando o custo de servir os visitantes estrangeiros no Japão, não temos escolha senão aumentar os preços”, disse ele.

Shohei Furukawa, advogado especializado em leis de proteção ao consumidor, afirmou que, desde que os preços sejam claramente explicados, o sistema de preços diferenciados não enfrenta problemas legais. “Tudo depende de como os consumidores percebem os preços”, acrescentou.

Fonte: TBS

 

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
01:00, jul 7, 2024
temperature icon 27°C
céu limpo
Humidity 87 %
Pressure 1008 mb
Wind 3 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 0%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 04:31
Sunset Sunset: 19:00

Postagens recentes