Após a Rússia anunciar a suspensão do acordo de exportação de grãos da Ucrânia, o presidente Zelensky comentou através de um vídeo, divulgado no dia 17, que a decisão de Putin não afetará o processo, e que eles continuarão com as exportações de grãos, mesmo com a decisão do país russo.
O líder ucraniano também declarou que “nenhum país tem o direito de destruir a segurança alimentar de outro país”, e comentou sobre a possibilidade de continuar o processo de exportação através do Mar Negro.
Além do mais, Zelensky confessou ter entrado em contato com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, solicitando a continuidade das exportações.
Guterres declarou estar preocupado com a decisão da Rússia de finalizar o cumprimento do acordo. Para o secretário-geral da ONU, existe uma apreensão de que isso possa causar estragos às pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o mundo.
Já o presidente turco, através do portal de notícias Reuters, declarou no dia 17, confiar que o Putin deseja continuar com o acordo. Revelou também que os ministros das Relações Exteriores da Turquia e da Rússia vão se reunir para discutir o assunto e que pretende ligar para o presidente russo em breve, além de se encontrar pessoalmente em agosto, para que possam ter a oportunidade de conversar sobre esses problemas e discutir a exportação de grãos e fertilizantes.
CREDITOS- TBS