Os salários dos trabalhadores japoneses continuam a enfrentar dificuldades, registrando uma queda nos salários reais pelo 25º mês consecutivo em abril. Apesar do aumento nominal, o poder de compra dos trabalhadores diminuiu devido ao aumento dos preços.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Trabalho, divulgada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, os rendimentos em dinheiro dos trabalhadores em abril foram, em média, de 296.884 ienes. Isso representa um aumento de 2,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior e marca o 28º mês consecutivo de crescimento nominal dos salários.
O rendimento médio programado em dinheiro, que é o salário base, também subiu, atingindo 264.503 ienes, um aumento de 2,3%. Este é o maior crescimento desde outubro de 1994. No entanto, o índice de preços ao consumidor aumentou 2,9% no mesmo período, superando o crescimento dos salários e resultando numa diminuição de 0,7% nos salários reais.
A queda contínua dos salários reais por 25 meses é a mais longa desde que os dados comparáveis começaram a ser registrados em 1991. O Ministério afirmou que, embora as negociações salariais da primavera tenham tido algum impacto positivo, os aumentos salariais ainda não conseguem acompanhar a alta dos preços.
Fonte: News On Japan