O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (29) o projeto PRS 14/2025, que autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a contratar um empréstimo de 30 bilhões de ienes – cerca de R$ 1,1 bilhão – junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O valor será destinado a ações de apoio a empresas e ao setor de saúde afetados pela pandemia da Covid-19.
A proposta, de autoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na manhã desta terça e foi confirmada pelo Plenário no mesmo dia. A operação terá garantia da União e será promulgada nos próximos dias.
O relator da matéria, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), destacou que os recursos vão atender principalmente micro, pequenas e médias empresas, com prioridade para o estado do Rio Grande do Sul, além de instituições médicas e empresas do setor de saúde.
Segundo o BNDES, o objetivo do empréstimo é dar continuidade ao apoio emergencial iniciado durante a pandemia, reforçando cadeias produtivas e serviços essenciais à população.
O contrato terá prazo de pagamento de até 180 meses (15 anos), com carência de 48 meses e juros fixos de 0,01% ao ano, em ienes. As parcelas serão semestrais.
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Fonte: Agência Senado