O governo do distrito de Shibuya, em Tóquio, está planejando expandir a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nas ruas para o ano inteiro. A medida, que atualmente é aplicada durante o Halloween e os feriados de Ano Novo, poderá ser estendida para uma área maior e ser válida durante todos os meses.
A proposta de alteração à lei local será apresentada à assembleia distrital em junho, e a expectativa é que entre em vigor em 1º de outubro. A ampliação da proibição responde ao aumento das reclamações de barulho e lixo, especialmente contra turistas estrangeiros que frequentam o bairro.
Atualmente, a proibição é limitada ao lado norte da Estação Shibuya, incluindo a movimentada rua Shibuya Center-gai. A proposta prevê a expansão para áreas ao redor do escritório distrital, Parque Miyashita e o distrito de casas noturnas de Maruyamacho. A proibição do consumo de bebidas alcoólicas na rua deverá valer das 18h às 5h.
A iniciativa de restringir o consumo de álcool em Shibuya começou após uma série de incidentes relacionados ao álcool durante as festividades de Halloween em 2018. Em resposta, o distrito implementou uma lei em 2019, especificando horários e áreas de proibição. Durante a pandemia, com bares e restaurantes fechados, muitas pessoas começaram a beber nas ruas, e a prática persistiu.
A tendência não se limitou aos jovens locais. Turistas estrangeiros, influenciados pelas redes sociais, adotaram o hábito, o que resultou em inúmeras reclamações de obstrução de trânsito, lixo e barulho excessivo. Em resposta, o distrito contratou seguranças para patrulhar as ruas à noite, mas o problema persistiu.
Em uma pesquisa recente, o número de pessoas advertidas por consumir álcool em Center-gai às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados aumentou de 107,5 em março para 158,4 em abril, com estrangeiros representando mais de 70% dos casos. Para lidar com isso, o distrito contratou seguranças que falam inglês e espanhol, e planeja aumentar as patrulhas noturnas para 11 horas a partir de outubro.
Outras cidades japonesas, como Chatan em Okinawa e Hakuba em Nagano, já implementaram proibições semelhantes durante todo o ano. No entanto, Shibuya será a primeira grande área urbana a adotar tal medida.
“A revisão é inevitável considerando como o consumo de álcool nas ruas causa tanta comoção em Shibuya. Devemos interpretar isto como uma mensagem de que a falta de educação pode resultar em restrições a como desfrutamos de espaços comuns”, afirmou Shinji Shimizu, professor emérito da Universidade Feminina de Nara.
Fonte: The Japan Times