27/04/2025 02:27

[bsa_pro_ad_space id=1]

Shuntō 2025: Sindicatos reivindicam aumento de 6% nos salários de pequenas e médias empresas

As negociações salariais de primavera, conhecidas como shuntō, começaram oficialmente nesta quarta-feira (22) com foco nos aumentos salariais para pequenas e médias empresas, em meio ao cenário de inflação crescente no Japão.

A presidente da Confederação Sindical Japonesa (Rengo), Tomoko Yoshino, destacou a importância de evitar a estagnação nos aumentos de salário registrados nos últimos anos. “Nosso objetivo é criar um ciclo virtuoso estável entre salários, economia e preços nesta shuntō”, afirmou.

Por sua vez, Masakazu Tokura, presidente da Federação Empresarial Japonesa (Keidanren), reforçou o compromisso das empresas em estabilizar o impulso para aumentos salariais. “Este deve ser o ano para consolidar a tendência de elevação salarial. Faremos todo o possível, incluindo pedidos de aumento no salário-base.”

Metas ambiciosas

Após um aumento salarial médio de 5,10% em 2024 – o maior em 33 anos –, a Rengo estabeleceu a meta de manter esse percentual para 2025, adicionando 1% específico para trabalhadores de pequenas e médias empresas, buscando reduzir as disparidades salariais em relação às grandes corporações.

As demandas específicas dos sindicatos começarão a ser apresentadas em meados de fevereiro, e as respostas das principais empresas devem ser concentradas até março.

O que é o shuntō?

O shuntō é um período anual em que sindicatos negociam com a gestão das empresas por melhores salários e condições de trabalho. A Rengo define uma estrutura geral de demandas, e cada sindicato negocia os termos específicos diretamente com as empresas.

Fonte: Asahi

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
02:27, abr 27, 2025
temperature icon 13°C
algumas nuvens
Humidity 76 %
Pressure 1017 mb
Wind 5 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 04:53
Sunset Sunset: 18:23

Postagens recentes