23/11/2024 16:31

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Singapura assume liderança e desbanca o Japão na lista de passaportes mais poderosos

O Japão perdeu sua posição de liderança na lista de passaportes mais poderosos do mundo, um título que manteve por seis anos consecutivos desde 2018. De acordo com o ranking global da Henley & Partners, Singapura agora ocupa o primeiro lugar, com seu passaporte permitindo entrada sem visto em 195 destinos, enquanto o passaporte japonês oferece acesso a 192 jurisdições.

Durante os últimos anos, Japão e Singapura frequentemente dividiram a liderança, mas o Japão foi oficialmente destronado na lista de 2024. Agora, o país asiático divide o segundo lugar com Itália, França, Alemanha e Espanha. A queda na classificação do Japão se deve, em parte, à perda de acesso sem visto ao Togo e ao Gabão, enquanto Singapura ganhou entrada sem visto para o Gabão e a Guiana.

Desde o primeiro ranking publicado em 2006, o Japão já ocupou diversas posições, com sua pior classificação sendo o sexto lugar em 2010, 2016 e 2017. O índice da Henley & Partners é baseado em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo, e avalia a facilidade de viagem que cada passaporte proporciona.

A ascensão de Singapura e a queda do Japão no ranking refletem mudanças nas políticas de entrada de vários países. Por exemplo, países como Benin, Burkina Faso, China, Costa do Marfim, Cuba, Gabão, Gana, Guiné, Gâmbia e Uganda permitem acesso sem visto para portadores de passaporte de Singapura, mas não para portadores de passaporte japonês. Por outro lado, os portadores de passaporte japonês têm vantagens em países como Ilhas Malvinas, Índia, Iraque, Papua Nova Guiné, São Tomé e Príncipe, Ucrânia e Venezuela.

Outros destaques do ranking de 2024 incluem a China, que subiu consideravelmente de posição desde 2015, passando do 94º lugar para o 59º. Os Emirados Árabes Unidos também tiveram um avanço notável, saindo da 65ª posição em 2010 para a 9ª em 2024. Já os Estados Unidos estão em oitavo lugar, com acesso sem visto a 186 países, enquanto o Reino Unido está em quarto lugar, com 190 destinos acessíveis sem visto. No extremo oposto, o Afeganistão tem o passaporte menos poderoso, com acesso sem visto a apenas 26 países, incluindo Camboja, Sri Lanka e Madagascar.

Christian Kaelin, presidente da Henley & Partners, destacou que o número médio de destinos acessíveis sem visto quase dobrou desde 2006, de 58 para 111 em 2024. No entanto, a desigualdade na mobilidade global entre os passaportes mais e menos poderosos nunca foi tão grande, com Singapura conseguindo acesso a 169 destinos a mais sem visto do que o Afeganistão.

Além do ranking de poder dos passaportes, o Henley Openness Index avalia a abertura dos países em termos de permitir a entrada sem visto. Neste índice, o Japão está em 66º lugar, permitindo acesso sem visto a 70 países, enquanto Singapura está em 15º lugar, permitindo entrada a visitantes de 164 jurisdições.

Fonte: Japan Times

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
16:31, nov 23, 2024
temperature icon 14°C
algumas nuvens
Humidity 38 %
Pressure 1018 mb
Wind 23 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes