A Starbucks Japão anunciou nesta sexta-feira (6) que substituirá os canudos de papel por canudos feitos de biomassa vegetal a partir de janeiro de 2025. A mudança faz parte de seus esforços para reduzir o impacto ambiental e atender às demandas dos consumidores por uma experiência mais agradável.
Canudos ecológicos e funcionais
Os novos canudos, batizados de Green Planet e desenvolvidos pela empresa química Kaneka, são compostos por 99% de materiais vegetais, como óleos vegetais. Além de serem biodegradáveis em água do mar e solo, os canudos prometem reduzir significativamente as emissões de CO2 e até 50% do volume de resíduos em comparação às alternativas de papel.
Com design verde para se alinhar à identidade visual da Starbucks, os canudos serão resistentes ao amolecimento, algo que frequentemente gerava reclamações sobre os canudos de papel, adotados pela marca desde 2020. “Levamos em conta o feedback dos clientes sobre a funcionalidade e o impacto no sabor das bebidas”, explicou Takafumi Minaguchi, CEO da Starbucks Japão.
Cronograma de implantação
O lançamento dos novos canudos começará em 32 lojas da rede em Okinawa no dia 23 de janeiro. A partir de março, a distribuição será ampliada para todo o país, com adoção completa prevista para abril. Os canudos serão disponibilizados em dois tamanhos: 6 mm, para bebidas geladas, e 10 mm, para os populares Frappuccinos.
Movimento sustentável no setor
A iniciativa da Starbucks faz parte de uma tendência crescente entre empresas do setor alimentício no Japão. A McDonald’s Japão, por exemplo, já substituiu utensílios plásticos por alternativas ecológicas desde outubro de 2022 e planeja que todas as embalagens sejam recicláveis ou certificadas até o final de 2025.
Outras redes, como Tully’s Coffee e Pronto Corp., também adotaram materiais sustentáveis nos últimos anos, usando biomassa vegetal ou derivados de alimentos como base para seus produtos.
Fonte: Japan Times