O novo primeiro-ministro do Japão será oficialmente eleito pelo parlamento no dia 1º de outubro, após a eleição interna do Partido Liberal Democrata, marcada para o dia 27 de setembro. Três nomes estão despontando como favoritos para suceder Fumio Kishida na liderança do partido: Sanae Takaichi, de 63 anos, atual ministra de segurança econômica, Shigeru Ishiba, de 67 anos, ex-secretário-geral do partido, e Shinjiro Koizumi, de 43 anos, filho do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi.
O Partido Liberal Democrata, que governa o Japão quase ininterruptamente há décadas, detém a maioria no parlamento, o que garante que o vencedor da eleição interna se tornará o próximo primeiro-ministro do país. Yasukazu Hamada, parlamentar do partido, confirmou que a sessão do parlamento para eleger o novo premiê será realizada no início de outubro, e a oposição já aceitou a data.
Kishida, de 67 anos, anunciou sua saída no mês passado após um mandato marcado por escândalos e pela insatisfação popular com o aumento dos preços e a queda na sua aprovação. A eleição interna do partido será decidida com base em votos dos 367 membros do parlamento do partido, além de outros 367 votos de membros e apoiadores do partido.
Dentre os candidatos, Koizumi se destaca como possível primeiro-ministro mais jovem da história do Japão, enquanto Takaichi, conhecida por suas visões nacionalistas, poderá se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo. Sua possível eleição pode gerar tensões com países como China e Coreia do Sul devido às suas visitas ao Santuário de Yasukuni, que homenageia mortos de guerra, incluindo criminosos de guerra condenados.
Fonte: Mainichi