29/09/2024 07:07

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Tendência de morar em hotéis ganha força no Japão em meio a altos custos de vida

Um número crescente de japoneses está optando por morar em hotéis, uma alternativa que, antes, era vista como uma extravagância. Com o aumento dos custos de serviços públicos e bens de consumo, os serviços de assinatura de hospedagem estão se tornando mais atraentes e acessíveis para muitos.

Morando em um hotel, os custos de serviços públicos e comodidades geralmente estão inclusos nas taxas de assinatura, evitando gastos extras que pesam no orçamento de quem aluga ou possui uma casa. “Eu experimentei porque não preciso pagar seguro contra incêndio ou custos iniciais, como depósitos”, diz uma jovem de 26 anos que trabalha em Tóquio. Ela se inscreveu em um serviço de assinatura de hotel ao mudar de emprego e, dois anos depois, continua a morar em hotéis. “Meus gostos em decoração de interiores mudam frequentemente, então não ter que comprar tudo de uma vez foi atraente.”

A empresa goodroom, baseada em Tóquio, oferece um serviço de assinatura que permite estadias mínimas de duas semanas, podendo se estender até três meses. A tarifa mensal básica é de 69.800 ienes, mais uma taxa de adesão de 980 ienes por mês, uma taxa de manutenção de 330 ienes por noite e uma taxa adicional dependendo da classificação do hotel. No total, o custo mensal pode variar entre 100 mil e 150 mil ienes. Embora seja possível alugar um apartamento em Tóquio por um preço similar, a flexibilidade de morar em diferentes locais sem compromissos a longo prazo atrai muitos jovens.

Com a popularização do trabalho remoto e empregos temporários, a flexibilidade na escolha do local de moradia se tornou uma grande vantagem. “Você pode ser flexível quanto ao local onde mora. Fique perto do escritório quando o trabalho estiver movimentado e nos subúrbios quando puder trabalhar remotamente”, explica a jovem. Ela utiliza um serviço de armazenamento para guardar pertences maiores, como roupas de inverno, permitindo que se desloque de hotel em hotel apenas com uma mala.

Os hotéis também se beneficiam dessa tendência, pois estadias de longa duração proporcionam rendimentos estáveis e reduzem o trabalho de recepção, como check-in e check-out, além de menores custos de limpeza. Empresas como HafH e Unito têm ganhado destaque no Japão, oferecendo opções de moradia por assinatura. Com os preços dos serviços públicos e bens de consumo em alta, esses serviços se tornam cada vez mais atrativos.

O índice de preços ao consumidor do Ministério de Assuntos Internos do Japão mostra que o índice de serviços públicos foi de 108,8 em abril, enquanto o de artigos de consumo – como lenços de papel, papel higiênico e sacos de lixo – foi de 121,2, usando como base os níveis de 2020. As assinaturas de hotéis, que geralmente incluem comodidades e Wi-Fi, fazem com que viver em um hotel pareça uma pechincha diante dos altos custos de produtos diários.

A faixa etária que mais adota as assinaturas de hospedagem está entre os 20 e 30 anos, segundo a goodroom. Aqueles que buscam eficiência no uso do tempo também são atraídos por essa opção. “A maioria dos hotéis fica perto de estações de trem, eliminando a necessidade de enfrentar a hora do rush. E os quartos são limpos regularmente, economizando tempo”, afirma um representante da goodroom.

Fonte: Nikkei

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
07:07, set 29, 2024
temperature icon 23°C
nublado
Humidity 81 %
Pressure 1020 mb
Wind 14 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 75%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:34
Sunset Sunset: 17:28

Postagens recentes