O governo metropolitano de Tóquio planeja implementar uma nova portaria para combater o “assédio ao consumidor”, que inclui demandas excessivas e comportamentos perturbadores por parte dos clientes contra trabalhadores de lojas e outros funcionários. A medida será discutida na sessão da assembleia metropolitana em setembro.
O esboço da portaria, divulgado na sexta-feira, proíbe explicitamente o assédio ao cliente e impõe responsabilidades tanto aos operadores comerciais quanto aos clientes para prevenir esse tipo de comportamento. Se aprovada, será a primeira regulamentação desse tipo no Japão.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, comentou em uma coletiva de imprensa: “Queremos criar um ambiente onde as pessoas possam trabalhar com segurança”. A portaria define assédio ao cliente como atos ilegais, incluindo agressões e ameaças, bem como atos ilícitos, como exigências excessivas e abuso verbal.
A decisão de criar essa portaria surge em resposta a uma crescente preocupação com o bem-estar dos trabalhadores do comércio, que frequentemente enfrentam comportamentos abusivos por parte de clientes. Com a implementação dessa medida, espera-se um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Se aprovada, a portaria de Tóquio servirá como um marco na proteção dos direitos dos trabalhadores do comércio no Japão. Outros municípios poderão seguir o exemplo, adotando medidas semelhantes para garantir a segurança e o respeito no ambiente de trabalho.
Fonte: Nippon