A Toyota Motor Corp. anunciou a realização do primeiro voo teste de seu “carro voador” em solo japonês. O teste foi conduzido pela startup norte-americana Joby Aviation, parceira da Toyota, e ocorreu no final de outubro, no Centro Técnico Higashi-Fuji, em Susono, na província de Shizuoka. O veículo foi exibido à imprensa no último sábado, junto com o anúncio da Toyota sobre o sucesso do voo.
A montadora japonesa planeja iniciar a operação comercial desse veículo na região do Oriente Médio e em outros locais já a partir de 2025, com planos de apresentar o carro voador em voos de demonstração durante a Expo Osaka-Kansai.
O carro voador da Toyota tem cerca de 6 metros de comprimento e 12 metros de largura, comportando até cinco pessoas, incluindo a tripulação. Durante o teste, o veículo alcançou uma altitude de 500 metros e apresentou um nível de ruído de apenas 45 decibéis, menor que o de uma conversa comum (60 decibéis) e muito abaixo de um carro convencional (70 decibéis), o que reforça o potencial para uso urbano sem perturbação sonora.
Para dar continuidade ao projeto, a Toyota está em processo de obtenção das certificações necessárias junto às autoridades de aviação dos Estados Unidos, Japão e Europa, um passo essencial para a comercialização do carro voador.
A relação da Toyota com o conceito de mobilidade aérea remonta a 1943, quando Kiichiro Toyoda, fundador da empresa, construiu um protótipo de helicóptero. Desde então, a Toyota investiu cerca de US$ 900 milhões (cerca de ¥130 bilhões) na Joby Aviation, além de ter enviado engenheiros e executivos para apoiar diretamente o desenvolvimento da tecnologia.
Durante o evento de apresentação do teste, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, segurou uma das hélices do veículo e comentou sobre o impacto da nova tecnologia: “Com esta tecnologia, levará apenas 25 minutos para viajar do centro de Tóquio até Higashi-Fuji, transformando a vida cotidiana”.
Fonte: Nikkei