O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu por 90 dias a aplicação de novas tarifas para diversos países, incluindo o Japão. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (9), apenas 13 horas depois das tarifas entrarem em vigor.
Mesmo com a suspensão, permanece em vigor uma tarifa base de 10% para todos os produtos importados pelos EUA. O Japão, que enfrentaria uma taxa de 24%, terá esse valor reduzido para 10% durante o período de pausa. No entanto, a suspensão não se aplica a veículos e autopeças, que seguem com as tarifas anteriores.
Segundo a Casa Branca, a suspensão temporária vale apenas para as chamadas “tarifas recíprocas”, anunciadas por Trump no início de abril. A decisão foi tomada após vários países manifestarem interesse em negociar, sem adotar retaliações.
Por outro lado, Trump endureceu as medidas contra a China, aumentando as tarifas de 104% para 125%. A justificativa foi a reação do governo chinês, que prometeu responder até o fim caso os EUA mantenham a guerra comercial.
A medida trouxe alívio momentâneo ao mercado financeiro. A bolsa Nasdaq subiu 12,16%, o maior crescimento diário desde 2001.
A suspensão é válida por 90 dias. Após esse prazo, novas decisões poderão ser tomadas dependendo do andamento das negociações com cada país.
Informações; The Japan Times