No Japão, um dos países com maior risco de terremotos e tsunamis, a segurança nas praias é uma prioridade. Pensando nisso, a Agência Meteorológica do Japão desenvolveu o sistema de “Tsunami Flag”, uma bandeira quadriculada em vermelho e branco que serve para alertar banhistas sobre a iminente ameaça de tsunami. Este sistema, implementado em 2020, visa garantir a rápida evacuação de áreas costeiras em caso de emergência.
A bandeira é baseada em um padrão internacional usado no mar para sinalizar perigo entre navios. Quando um tsunami é detectado, a bandeira é hasteada por salva-vidas ou autoridades locais em pontos estratégicos das praias. Ela indica que todos devem sair da água e procurar locais seguros em áreas mais altas ou prédios estruturados.
Atualmente, cerca de 70% dos municípios com praias de banho no Japão já adotaram a “Tsunami Flag”. O objetivo da Agência Meteorológica é aumentar essa cobertura para 80% até março de 2026, reforçando a segurança nas praias.
A Agência Meteorológica também reconhece que o conhecimento sobre o significado das bandeiras ainda é limitado. Em uma pesquisa de 2021, cerca de 80% dos entrevistados afirmaram desconhecer a utilidade do sistema. Para reverter esse cenário, estão sendo realizados esforços de conscientização por meio de campanhas informativas e simulações de evacuação em praias.
O tamanho recomendado das bandeiras é de 100 cm de altura e largura, para garantir que possam ser vistas à distância. Além disso, esse sistema é fundamental em áreas com muitos banhistas, onde o barulho do vento e das ondas pode dificultar o som das sirenes ou megafones.
Fonte: Agência Meteorológica do Japão
Mais informações para Brasileiros no Japão
Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor, por isso não esqueça de compartilhar com todo mundo!
Continue acompanhando o nosso site e redes sociais para ficar por dentro de mais novidades e informações sobre o público brasileiro no Japão.