O Tufão Nº 14, conhecido como “Tufão Prasan”, está a cerca de 150 km ao norte da ilha de Kumejima, movendo-se a uma velocidade de 40 km/h em direção ao noroeste, conforme informações da Agência Meteorológica do Japão. Com uma pressão central de 998 hPa, o tufão está causando rajadas de vento de até 25 metros por segundo, afetando uma vasta área que se estende até 600 km ao nordeste de seu centro.
A previsão indica que o tufão continuará avançando pelo Mar da China Oriental, devendo se transformar em uma depressão tropical até a manhã de amanhã (20), quando estará próximo à região de Huazhong, na China. A região de Okinawa, bem como o sul de Kyushu e Amami, deve enfrentar chuvas fortes até o final do dia. A previsão de precipitação para as próximas 24 horas é de até 120 mm em Kyushu e Amami, e 100 mm em Okinawa. As ondas em áreas costeiras podem chegar a 7 metros em Amami e 6 metros em Kyushu e Okinawa, com grandes ondulações, representando risco de inundações e deslizamentos de terra.
Além disso, uma nova depressão tropical está em formação no Mar do Sul da China, com potencial para se transformar no Tufão Nº 15 nas próximas 12 horas, seguindo em direção ao Vietnã e Laos nos próximos dias.
Fonte: TBS