A Universidade de Tóquio (Todai), uma das instituições mais prestigiadas do Japão, anunciou a criação de uma nova faculdade com foco na atração de estudantes estrangeiros. Será a primeira nova unidade acadêmica da universidade em quase sete décadas.
A nova College of Design (Faculdade de Design) começará a funcionar em setembro de 2027, com aulas em inglês e uma abordagem interdisciplinar. A proposta é combinar áreas como mudanças climáticas, energia, alimentação e tecnologia, sem separar ciências humanas das exatas.
O britânico Miles Pennington, professor de design emergente e informativa, foi nomeado diretor da nova faculdade, tornando-se o primeiro estrangeiro a liderar uma unidade acadêmica da Todai.
O novo curso terá duração de cinco anos e levará à obtenção de um mestrado. A seleção será feita por meio de análise de documentos e entrevistas, sem os tradicionais exames escritos. A expectativa é que metade dos 100 alunos por turma seja composta por estudantes internacionais.
Além disso, todos os alunos do primeiro ano deverão morar em um dormitório em Tóquio. No quarto ano, os estudantes poderão sair temporariamente do ambiente acadêmico para atuar em empresas, projetos sociais, voluntariado ou empreendimentos próprios.
Atualmente, apenas 3% do corpo estudantil da Todai é formado por estrangeiros. A universidade quer aumentar esse número para 30% nos cursos de graduação e 40% nos de pós-graduação até 2049. Também há a meta de que 30% dos cargos de pesquisa sejam ocupados por estrangeiros.
“O objetivo é criar um ambiente de aprendizado global em Tóquio e formar agentes de mudança para a próxima geração”, afirmou o presidente da universidade, Teruo Fujii.
Mais detalhes sobre o curso serão divulgados em julho.
Fonte: Asahi