A Universidade de Tóquio informou nesta segunda-feira (26) que está considerando acolher temporariamente estudantes internacionais da Universidade de Harvard, caso eles sejam afetados por uma possível decisão do governo dos Estados Unidos que pode barrar a permanência desses alunos na instituição americana.
A medida seria uma resposta direta à iniciativa da administração do presidente Donald Trump, que busca cancelar a autorização da Harvard para manter estudantes estrangeiros através do programa Student and Exchange Visitor Program (SEVP). Se confirmada, a decisão forçaria os alunos a transferirem seus cursos ou deixarem o país.
Atualmente, esses estudantes permanecem matriculados graças a uma liminar emitida por um tribunal federal norte-americano, enquanto a legalidade da medida é analisada.
A Universidade de Tóquio já possui um histórico de apoio a estudantes impactados por crises internacionais. Em 2022, a instituição lançou um programa para receber estudantes e pesquisadores afetados pela guerra na Ucrânia, oferecendo laboratórios, moradia gratuita, aulas de japonês e apoio psicológico. Até março de 2024, mais de 30 pessoas já haviam sido acolhidas pelo projeto.
A universidade japonesa afirmou que ainda está estudando os detalhes de como poderia receber os estudantes vindos de Harvard, caso a medida nos EUA avance.
Fonte: Kyodo News