Um urso de cerca de 90 centímetros foi encontrado dentro de uma casa na vila de Kitakata, província de Fukushima, na noite de segunda-feira (23). O animal foi descoberto pelo dono da casa, um homem de 60 anos, ao retornar para sua residência por volta das 18h30.
Segundo a polícia, o urso estava com a cabeça dentro de um kotatsu, tradicional mesa aquecida japonesa, e comia alimentos deixados sobre a mesa. O morador conseguiu sair sem ferimentos e procurou abrigo na casa de um vizinho.
A ocorrência aconteceu em uma área montanhosa onde há grande acúmulo de neve nesta época do ano. A polícia isolou o local e orientou os moradores a trancarem suas casas para evitar outros incidentes.
Na manhã seguinte, por volta das 11h30, o urso ainda estava dentro da casa. Para retirá-lo, policiais usaram fogos de artifício, o que fez o animal sair e se abrigar em um galpão a cerca de 20 metros da residência.
O urso foi capturado às 15h30, após ser sedado com um dardo tranquilizante, e devolvido em segurança à floresta.
Autoridades alertaram que, no inverno, é comum que animais selvagens procurem comida em áreas habitadas, especialmente em vilarejos próximos às montanhas.
Fonte: Kyodo News