Um urso invadiu um supermercado na cidade de Akita na manhã do último sábado (30), e atacou um funcionário de 47 anos. O trabalhador foi atingido no rosto e sofreu ferimentos adicionais, mas seu estado de saúde não é grave. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital, informou a polícia.
O ataque ocorreu por volta das 6h20, enquanto cerca de 20 funcionários estavam no local preparando o supermercado para abrir ao público. O funcionário ferido estava próximo à seção de alimentos prontos quando foi surpreendido pelo animal. Após o ataque, outro funcionário conseguiu evacuar a vítima para um depósito e chamou as autoridades.
Operação para capturar o urso
Segundo a polícia e a prefeitura de Akita, o urso media aproximadamente 1 metro de comprimento. Policiais e caçadores foram acionados para conter o animal, que foi isolado dentro do supermercado. Foram instaladas armadilhas no local, e um drone foi utilizado na tentativa de localizar o urso, mas sem sucesso.
As autoridades municipais permanecem em alerta 24 horas devido ao aumento de avistamentos de ursos na região. O supermercado está localizado a cerca de 1 quilômetro da estação JR Tsuchizaki, em uma área urbana onde avistamentos têm se tornado mais frequentes.
Recorde de avistamentos de ursos no Japão
O Japão registrou um número recorde de avistamentos de ursos em 2024, gerando grande preocupação nas comunidades, especialmente em regiões rurais e áreas próximas a cidades. Especialistas atribuem esse aumento ao atraso no período de hibernação dos ursos e à redução de alimentos disponíveis em seu habitat natural.