As crianças no Japão agora podem se vacinar contra a gripe de forma mais simples e sem dor, graças a uma nova vacina em spray nasal chamada FluMist. Aprovada pelo governo no ano passado, a vacina está disponível para crianças entre 2 e 18 anos e promete ser tão eficaz quanto a injeção tradicional.
Diferente da vacina convencional, que é aplicada com agulha, o FluMist funciona diretamente nas vias respiratórias, criando anticorpos no sangue, nariz e garganta, onde o vírus da gripe costuma entrar no corpo. Um dos benefícios mais citados pelos pais é a ausência de dor e a conveniência de precisar apenas de uma única dose.
Na segunda-feira, uma clínica em Tóquio começou a oferecer o spray. Uma menina de cinco anos que foi vacinada relatou que o procedimento foi “suave e sem dor”. A mãe da menina comentou que escolheu o spray nasal para evitar que a filha se incomodasse com as marcas e dores causadas pelas injeções.
O diretor da clínica disse que a nova opção é ideal para crianças que têm medo de agulhas, e que muitos pais desistiam de vacinar seus filhos devido ao medo que as crianças sentiam das injeções. No entanto, ele destacou que o FluMist, por conter vírus vivos enfraquecidos, não é recomendado para gestantes, pessoas com imunodeficiências ou crianças com asma.
A Sociedade Pediátrica do Japão reforçou que, nesses casos, é mais seguro optar pela vacina injetável, que utiliza vírus inativados.
Fonte: NHK