A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta sobre a aproximação do tufão nº 13, batizado de Babinka, que deve atingir Okinawa durante o fim de semana prolongado de três dias. Formado nas Ilhas Marianas, o tufão se desloca em direção ao oeste-noroeste a uma velocidade de 25 km/h, com ventos que podem chegar a 40 m/s.
A previsão aponta que o centro do tufão chegará a Okinawa com ventos fortes e chuvas intensas, afetando não só a região, mas também outras áreas do Japão. A pressão atmosférica no centro do tufão é de 996 hectopascais, e ventos de até 30 metros por segundo já estão sendo registrados. A população de Okinawa e arredores deve se preparar para possíveis danos causados por inundações, deslizamentos e interrupções nos serviços de transporte.
O impacto do Babinka pode ser especialmente prejudicial devido ao aumento da intensidade dos ventos nas próximas 48 horas. A previsão indica que o tufão continuará a se intensificar conforme avança pelo Mar da China Oriental. Às 3h da manhã do dia 15, espera-se que a pressão atmosférica no centro do tufão atinja 975 hectopascais, com ventos que podem ultrapassar 45 m/s.
Possível formação de um novo tufão
Além do Babinka, a Agência Meteorológica do Japão também está monitorando um ciclone tropical que se formou no Mar da China Oriental e pode se transformar no tufão nº 14 nos próximos dias. O novo ciclone já registra ventos de até 25 metros por segundo, o que pode aumentar os riscos climáticos em todo o território japonês.
Fonte: TBS