A previsão de clima mais quente do que o normal deve atrasar a mudança de cores das folhas de outono em várias regiões do Japão. Cidades como Nagano e Sapporo esperam que o fenômeno ocorra 11 dias mais tarde do que o habitual, segundo a Japan Meteorological Corp.
Para Tóquio, as folhas devem atingir o tom amarelo vibrante em 26 de novembro e o vermelho escuro em 1º de dezembro, mantendo-se dentro da média anual. Já em Osaka, o processo seguirá um cronograma semelhante.
Por outro lado, em Sapporo e Nagano, as folhas vermelhas devem aparecer em 8 e 23 de novembro, respectivamente, um atraso de 11 dias em comparação com o padrão habitual. O fenômeno das folhas mudando de cor ocorre mais rapidamente em temperaturas frias, enquanto o calor retarda esse processo. Como as altas temperaturas estão previstas para continuar após o verão mais quente já registrado no país, isso impactará diretamente o ritmo da coloração.
“O momento em que as folhas de outono começam a mudar depende da queda de temperatura. Quando o termômetro marca menos de 10°C, as folhas começam a perder o tom verde, ganhando tons de amarelo e vermelho”, explicou Hiroki Ito, porta-voz da Japan Meteorological Corp.
De acordo com a empresa, as folhas amarelas seguirão seu curso normal ou com leve atraso nas regiões norte e leste do país, enquanto no oeste o cronograma deve se manter. Já as folhas vermelhas terão um atraso maior em todas as regiões.
A Japan Meteorological Corp., que monitora cerca de 700 locais populares para observação das folhas, divulgará atualizações periódicas ao longo da temporada, com uma nova previsão no início de outubro. A empresa utiliza uma fórmula patenteada que cruza dados de temperatura com padrões anteriores de mudança de cor das folhas, oferecendo previsões precisas para quem deseja apreciar o espetáculo natural do outono japonês.
Fonte: Japan Times