Vinte e um alunos do ensino fundamental em Itoshima, na província de Fukuoka, sofreram queimaduras nas solas dos pés após serem instruídos a andar descalços entre a porta da escola e a piscina. O incidente, ocorrido em 8 de julho, foi confirmado pelo Conselho Municipal de Educação, que classificou a ação do professor como “inapropriada”.
O fato começou quando cinco alunas do primeiro ano chegaram atrasadas para uma aula de natação, alegando que o trajeto até a piscina demorava mais do que o esperado. Para verificar o tempo de deslocamento, o professor instruiu toda a turma de cerca de 40 alunos a caminhar entre a sala de aula e a piscina, uma distância de aproximadamente 100 metros. Muitos alunos estavam descalços, andando sobre o asfalto quente e o chão exposto ao sol.
Após a atividade, quatro alunos procuraram a enfermeira da escola, relatando queimaduras nos pés. No dia seguinte, uma investigação conduzida pelo conselho de educação, após uma denúncia de um cidadão, revelou que 21 alunos haviam sofrido bolhas e outros sintomas de queimadura.
O Conselho Municipal de Educação de Itoshima emitiu um pedido de desculpas aos alunos e seus pais, destacando que a ação foi inadequada e que não houve a devida consideração pelas condições térmicas. Além disso, foram emitidas orientações para os diretores das escolas de ensino fundamental e médio da cidade, a fim de evitar a repetição de incidentes similares.
No dia do ocorrido, a temperatura máxima registrada em Itoshima foi de 34,7 graus Celsius, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
Fonte: Mainichi