Em 2023, o número de vistos emitidos pelo Japão para estrangeiros triplicou em relação ao ano anterior. Este aumento ocorreu após o governo japonês ter encerrado as restrições de fronteira relacionadas à pandemia de COVID-19.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, as missões diplomáticas no exterior emitiram mais de 4,16 milhões de vistos no ano passado. Desse total, quase 60% foram para cidadãos chineses, com 2,43 milhões de vistos. As Filipinas foram responsáveis por 520 mil vistos, seguidas pelo Vietnã com 330 mil e a Indonésia com 190 mil.
A grande maioria dos vistos, cerca de 80%, foram de curta duração, válidos por até 90 dias. O fim das restrições em abril de 2022 incentivou a entrada de mais turistas estrangeiros no Japão.
Vale ressaltar que visitantes dos Estados Unidos, Coreia do Sul e países europeus não necessitam de visto para estadias curtas. Em 2019, o Japão alcançou um recorde de quase 8,3 milhões de vistos emitidos. O número de 2023 representa aproximadamente metade desse recorde.
Fonte: NHK