A província de Yamanashi implementou novas medidas para gerenciar o fluxo de escaladores no Monte Fuji. A partir deste ano, câmeras serão instaladas em dois pontos estratégicos, incluindo a entrada da quinta estação, para exibir em tempo real a situação do congestionamento aos interessados.
A instalação das câmeras é uma das ações da província após a decisão de limitar o número de escaladores na rota Yoshida a 4.000 por dia. As imagens ao vivo serão disponibilizadas no site oficial da escalada do Monte Fuji, permitindo que os alpinistas planejem melhor suas subidas.
Durante a temporada de escalada, que vai de 1º de julho a 10 de setembro, funcionários estarão presentes nas estações de Monte Fuji e Kawaguchiko da Linha Fujikyuko e no estacionamento Fujisan. Eles fornecerão informações atualizadas sobre o número de pessoas que já passaram pelo portão e sobre as restrições de subida.
A província também está mobilizando funcionários para instruir os escaladores sobre comportamentos adequados, como evitar acender fogueiras e não dormir na trilha. Anteriormente, esses funcionários atuavam apenas nos finais de semana e feriados de Obon, mas a partir deste ano, a fiscalização ocorrerá durante toda a semana.
Além da fiscalização, a província de Yamanashi está investindo na melhoria da infraestrutura de telecomunicações para facilitar o pagamento e outros serviços online. A ideia é tornar o processo de reserva e check-in mais eficiente para os alpinistas.
A prefeitura também planeja realizar pesquisas para analisar o comportamento dos escaladores, visando a implementação de novas medidas nos próximos anos. O investimento total nas medidas adicionais é de 67,77 milhões de ienes, incluindo 25,36 milhões de ienes destinados à educação do público sobre as restrições e 19,28 milhões de ienes para aumentar o número de instrutores.
Inscrições e reservas
Desde o início das inscrições em 20 de maio, a província já recebeu 14.103 pedidos de escaladores. Até 28 de maio, 742 pessoas haviam reservado para escalar no dia 20 de julho, data mais procurada até agora. Embora os fins de semana sejam os mais populares, ainda há vagas disponíveis para o limite diário de 3.000 escaladores.
O governador de Yamanashi, Kotaro Nagasaki, destacou a importância dessas medidas em uma coletiva de imprensa no dia 29 de maio, afirmando que a prefeitura está empenhada em minimizar possíveis confusões.
Fonte: Asahi