Um estrangeiro vivendo em Yokohama foi vítima de um golpe, perdendo cerca de 137 milhões de ienes, informou a Polícia da Província de Kanagawa nesta segunda-feira. O golpe foi executado por indivíduos, um dos quais se passou por funcionário da embaixada do país de origem da vítima.
O fato foi descoberto depois que a vítima, um homem de 50 anos, recebeu uma chamada telefônica em outubro de 2023. O golpista, alegando ser da embaixada, alertou que informações pessoais contidas em um pacote enviado ao exterior haviam sido comprometidas e aconselhou o homem a contatar a polícia japonesa.
A chamada foi transferida para outros indivíduos que se identificaram como oficiais de polícia do Japão e do país natal da vítima. Eles informaram que ele era suspeito em um caso criminal e exigiram o pagamento de 60 milhões de ienes como fiança para evitar prisão.
O homem fez o primeiro pagamento de 60 milhões de ienes em novembro de 2023. Nos meses seguintes, foi convencido a transferir mais dinheiro, totalizando 137 milhões de ienes distribuídos em 24 parcelas para 15 contas diferentes, até fevereiro de 2024.
Em março de 2024, após perder contato com as pessoas que haviam se identificado como autoridades, o homem procurou a polícia real e descobriu o golpe. A polícia confirmou que não há indícios de que o homem tenha se envolvido em atividades ilegais. Ele acreditou estar seguindo orientações oficiais para resolver um problema legal.
As autoridades estão investigando o caso na tentativa de identificar e capturar os responsáveis pelo golpe. A nacionalidade da vítima não foi divulgada.
Fonte: Mainichi