09/05/2024 20:15

[bsa_pro_ad_space id=1]

Japão enfrenta desafio para manter estoque de sangue diante da queda de doadores

O Japão está à beira de uma crise de abastecimento de sangue, impulsionada pela redução no número de jovens dispostos a doar. A Cruz Vermelha Japonesa, que coordena a coleta e a distribuição de sangue doado, alertou sobre a gravidade da situação, que afeta diretamente pacientes em tratamento, cirurgias ou em necessidade de medicamentos derivados de componentes sanguíneos.

O sangue, um recurso impossível de ser sintetizado artificialmente e com limitação de armazenamento, depende crucialmente de doações regulares. Plaquetas, por exemplo, possuem um prazo de validade de apenas quatro dias após a coleta, enquanto o plasma pode ser conservado congelado por no máximo um ano.

Apesar de aproximadamente 5 milhões de japoneses doarem sangue anualmente, o número de doadores cai significativamente no inverno, época em que as doenças sazonais afastam potenciais voluntários.

Um representante da Cruz Vermelha Japonesa expressou preocupação: “Estamos em um momento crítico em relação ao fornecimento de sangue, especialmente considerando a demanda em situações de desastres e acidentes.”

Observa-se que, enquanto o número total de doadores tem se mantido estável ao longo dos anos, houve uma queda pela metade no número de doadores abaixo dos 30 anos nas últimas duas décadas. Em contrapartida, houve um aumento de cerca de 60% dos doadores acima dos 40 anos.

Com a população japonesa envelhecendo e a taxa de natalidade em declínio, o futuro do abastecimento de sangue no país está ameaçado a menos que mais jovens sejam incentivados a doar. A redução das campanhas de doação em escolas e universidades, que passaram de 60% na década de 1990 para cerca de 20% recentemente, contribuiu significativamente para o problema.

A pandemia de COVID-19 intensificou a situação, cancelando muitas iniciativas de doação de sangue e limitando as oportunidades para jovens doadores.

Em resposta a esse desafio, estudantes voluntários estão se mobilizando nas ruas e nas redes sociais para incentivar seus pares a doar sangue. “Há uma imagem de que a doação de sangue é dolorosa e assustadora, mas é uma atividade maravilhosa que pode salvar a vida de uma pessoa”, disse Kio Matsuo, um dos voluntários envolvidos.

Além disso, a Cruz Vermelha Japonesa está promovendo atividades educativas sobre doação de sangue para crianças, visando desmistificar o processo e incentivá-las a se tornarem doadoras no futuro.

 

Fonte: Japan Times

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
20:15, maio 9, 2024
temperature icon 16°C
nuvens dispersas
Humidity 59 %
Pressure 1013 mb
Wind 7 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 40%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 04:41
Sunset Sunset: 18:34

Postagens recentes

[bsa_pro_ad_space id=2]