Após mais de duas décadas, os passageiros da linha Tokaido Shinkansen, que conecta Tóquio a Osaka, terão novamente a opção de viajar em compartimentos privados. A novidade foi anunciada pela Central Japan Railway Co. (JR Tokai) e está prevista para ser implementada no ano fiscal de 2026.
Os novos compartimentos, projetados para acomodar um ou dois passageiros, serão equipados com assentos reclináveis com suporte para as pernas, Wi-Fi privativo, além de iluminação e ar-condicionado com controle individual. Segundo a JR Tokai, esses espaços são ideais tanto para reuniões de negócios online quanto para viagens pessoais que requerem mais privacidade e conforto.
Cada novo modelo de trem N700S contará com dois desses compartimentos, aproveitando o espaço anteriormente utilizado por carrinhos de vendas e salas de fumantes, que foram removidos com a descontinuação das vendas a bordo. Essa mudança permitirá a adição dos compartimentos sem reduzir o número total de assentos disponíveis nos trens.
As tarifas adicionais para o uso dos compartimentos privados e os detalhes sobre os trechos onde estarão disponíveis ainda estão sendo definidos pela empresa.
A última vez que a linha Tokaido Shinkansen ofereceu compartimentos privados foi em 2003. Desde então, apenas a linha Sanyo Shinkansen manteve a oferta dessas cabines especiais.
Fonte: Asahi