08/05/2024 03:29

[bsa_pro_ad_space id=1]

O grande Buda reclinado de Nanzoin em Kyushu é uma das maiores estátuas de bronze do mundo

Para muitos viajantes com experiência em destinos asiáticos, mencionar um Buda reclinado evoca imagens da Tailândia. No entanto, aqueles que conhecem bem o Japão podem apontar para um local menos conhecido, mas igualmente impressionante na ilha de Kyushu. Em Sasaguri, uma pequena cidade a leste de Fukuoka, está situado o grande Buda reclinado de Nanzoin, uma das maiores estátuas de bronze do mundo com seus 41 metros de comprimento e 11 metros de altura.

Uma estátua moderna

Contrário à crença popular de que tais estátuas são antigas, o Buda reclinado de Nanzoin tem apenas 30 anos. O templo Nanzoin, que abriga a estátua, também é relativamente novo, com 150 anos de existência. Sua origem remonta a um templo homônimo no Monte Koya, que foi fechado durante a Restauração Meiji quando o xintoísmo era promovido em detrimento do budismo.

Em 1995, o sacerdote principal do templo ganhou cerca de um milhão de dólares na loteria. Ele usou esses ganhos como capital inicial para erguer o Buda reclinado. Desde então, a sorte continuou a favorecer o local, tornando-o conhecido como um “local de poder da loteria”. Muitos visitantes compram bilhetes de loteria após suas visitas, esperando por uma bênção semelhante.

Uma caminhada até o Buda

A jornada para ver o Buda não é imediatamente direta. Os visitantes começam na estrada principal do vale e caminham por uma trilha arborizada até o complexo do templo. No caminho, uma imponente estátua de Fudo-myo, uma divindade conhecida tanto por sua ira quanto por sua compaixão, guarda a entrada. O templo principal e um templo satélite dedicado a mizuko (bebês abortados ou natimortos) também compõem o recinto.

Passando pelo templo principal, um túnel guia os visitantes até a encosta da montanha onde o Buda reclinado reside. O percurso é decorado com pequenas estátuas e figuras lendárias, oferecendo um momento de reflexão ou uma pausa meditativa antes de chegar à grande estátua.

A grande estátua

O Buda reclinado simboliza a transição para “o estado além do Nirvana” (ou seja, a transição para além desta vida). As cinco cordas coloridas amarradas à sua mão esquerda representam elementos, direções ou partes do corpo, conectando simbolicamente os visitantes ao divino. Não apenas um local de culto, Nanzoin incentiva os visitantes a se engajarem em reflexão e respeito durante a visita.

Nanzoin

Além do Buda, Nanzoin é conhecido por ser o primeiro templo da peregrinação Sasaguri Henro, um roteiro de 88 templos inspirado no famoso Shikoku Henro, mas em uma escala mais acessível. A peregrinação, iniciada por uma freira budista no século XIX, pode ser completada a pé ou de carro, atraindo devotos e turistas interessados na espiritualidade budista.

 

Como chegar

O Buda reclinado pode ser visitado das 7h às 16h30. O acesso ao templo é fácil a partir da estação Hakata em Fukuoka, uma viagem de trem de 25 minutos seguida de uma caminhada de menos de dez minutos.

Fonte: Japan Today

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
03:29, maio 8, 2024
temperature icon 18°C
nublado
Humidity 82 %
Pressure 1002 mb
Wind 3 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 75%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 04:42
Sunset Sunset: 18:33

Postagens recentes

[bsa_pro_ad_space id=2]