30/04/2024 01:58

[bsa_pro_ad_space id=1]

Japão repudia ataque iraniano a Israel e expressa preocupação com estabilidade regional

O governo japonês, através de uma declaração feita pela ministra das Relações Exteriores, Yoko Kamikawa, manifestou um forte repúdio ao recente ataque iraniano a Israel, descrevendo-o como uma grave escalada na tensão do Oriente Médio.

O ataque ocorreu na noite de sábado, quando o Irã empregou drones e mísseis explosivos em uma ofensiva direta ao território israelense. Este ato foi uma resposta a um incidente envolvendo a embaixada iraniana na Síria, que Teerã atribui a Israel. A situação aumenta o risco de um conflito regional mais abrangente.

“Este ataque piora ainda mais a situação atual no Oriente Médio. Estamos profundamente preocupados e condenamos veementemente este tipo de escalada”, afirmou Kamikawa em nota.

Historicamente, o Japão mantém relações amigáveis com o Irã, como demonstra o recente encontro em setembro entre o Primeiro-Ministro Fumio Kishida e o Presidente iraniano Ebrahim Raisi, onde discutiram sobre o programa nuclear iraniano.

O governo japonês enfatizou que continuará a empregar medidas diplomáticas necessárias para ajudar a evitar uma deterioração ainda maior da situação, buscando colaborar para o restabelecimento da estabilidade na região.

Vale ressaltar que o Japão é altamente dependente do Oriente Médio para suas importações de petróleo, com 95% de seu petróleo bruto sendo importado dessa região.

 

Fonte: Japan Today

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
01:58, abr 30, 2024
temperature icon 20°C
chuva forte
Humidity 85 %
Pressure 1006 mb
Wind 8 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 75%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 04:50
Sunset Sunset: 18:26

Postagens recentes

[bsa_pro_ad_space id=2]